Decisões e a Sabedoria

Engraçado, veja em que mundo vivemos, enquanto temos centenas de pequenas igrejas impactando de forma muito legal suas comunidades, aparece uma igrejinha com um líder muito idiota e, por causa de um ato estúpido, acaba tomando a atenção do MUNDO INTEIRO!!! Com esses acontecimentos, mais algumas decisões que tive que tomar e algumas conversas com minha sábia esposa, gostaria de compartilhar alguns insights que tive disso tudo:

Infelizmente a estupidez chama muito a atenção, o interessante é quando coisas que fazemos de forma tão natural podem de um momento para o outro ser afetados por circunstâncias que trazem um risco enorme daquilo ser interpretado como estupidez, já experimentou uma situação dessa? É aí que entra a sabedoria. Tenho aprendido que a sabedoria não é somente saber a decisão que se deve tomar, mas também exercer a força de caráter para bancar os custos dessa decisão, ser humilde e dar um passo atrás. Lógico! Se decisões sábias não tivessem custo, com certeza não teríamos tanta estupidez chamando a atenção.

Em circunstâncias como essas, vemos na Bíblia que se fazemos coisas que podem afetar a forma como as pessoas podem interpretar a verdade que as pessoas vêem em nós, temos que buscar olhar o mundo na lente delas e agir por amor a elas. Qualquer cristão que vive junto com outras pessoas tem que saber disso.

A impressão é de que esse amor que Cristo ensina não nos faz tão livres assim, de fato não podemos mais fazer tudo que queremos (e é aí que mora a tirania, precisamos nos satisfazer com tudo o que queremos?) tanto quanto não pude comer todo chocolate que quis ontem! No entanto, quando vivemos em comunidade, esse amor nos dá a oportunidade de não fazer o que achamos até de nosso direito para exercer maturidade com atos responsáveis. Renunciar a alguns direitos nos dão até peso no coração, muitas decisões sábias trazem custo, mas a satisfação de fazer a coisa certa e estar “na mesma página” da vontade de Deus é também bem grande.

Uma resposta para “Decisões e a Sabedoria”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *