A Crise

stock-photo-39776770-stress-level-conceptual-meter-indicating-maximumSe você entra em qualquer conversa no meio profissional é muito difícil escapar do assunto: onde as empresas não trabalham sua comunicação com muita clareza surgem facilmente várias teorias conspiratórias, onde as empresas comunicam claramente seus caminhos, surgem outras teorias conspiratórias de que existe alguma coisa que a liderança não quis revelar. Surge o medo de perder seu emprego, a insegurança do que fazer agora que você perdeu seu emprego e a falta de perspectiva já que a forma como ganhamos nosso pão de cada dia está se tornando cada vez mais líquida. Você encontra gente desesperada que te lista todas as teorias conspiratórias existentes, gente que já trata de proteger seu território, algumas puxadas de tapetes de um lado, bolada nas costas de outro e assim, nossas 8 horas diárias de trabalho se tornam momentos para dominar a tensão e buscar manter o pouco de sanidade que ainda temos.

Em um artigo essa semana, vi que ao provocar tantos efeitos colaterais: ansiedade, depressão, síndromes de pânico toda essa brincadeira acaba nos tirando até 3 anos do que teríamos em nossa vida. (It’s official, your job is killing you). É paradoxal, o que nos faz ganhar a vida, tem nos tirado a vida.

Talvez seja um bom momento de refletir se isso tudo é realmente tudo pra gente. Se não é a espiritualidade para nos ajudar a olhar além, nosso destino realmente é o desespero.

Quando penso no que Jesus nos disse lembro em palavras de animação de alguém que havia “vencido o mundo”, lembro em palavras para não cair na ansiedade, afinal Deus havia vestido as flores e provido os pássaros e teria muito mais cuidado de nós. Em momentos de conflito ele me manda oferecer a outra face, não parece ser o tipo de conselho que gostamos de escutar, praticar a arte de engolir sapos. Mas o mais interessante disso é vislumbrar que Jesus quer nos fazer ver que o jogo que vemos no nosso dia a dia não é o tudo que imaginamos e que nos desespera, o jogo é muito maior, e esse jogo ele já ganhou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *