Há um tempo atrás, vi no Facebook uma pergunta muito boa do Mark Scandrette: “O que você aprendeu hoje?”, é o tipo de pergunta muito importante que frequentemente esquecemos de fazer ao final de um dia. Nesta quaresma, busquei a oportunidade de propor a vários amigos a oportunidade de lermos os quatro evangelhos e chegarmos à Páscoa com as palavras, os atos e a vida de Cristo fresquinhas em mente, creio que a Páscoa ganha um sentido especial quando temos esse tipo de preparação. Foi realmente um desafio, não que seja o único tipo de desafio, já ví vários tipos de desafios para a Quaresma que fazem essa época um período cada vez mais especial no ano.
Ler os quatro Evangelhos em 40 dias não é tão simples, precisamos de bastante disciplina, principalmente se tentamos fazer isso em conjunto, nessa Quaresma, tive a grande bênção de ler o evangelho de Mateus e Marcos e parte de João com minha esposa, é diferente, é complicado conciliar o tempo mas é foi muito bom ler com ela, levantar perguntas, buscar respostas, deixar as perguntas ecoarem na mente sem as respostas… e prosseguir buscando viver o aprendizado.
Minha oração nessa Páscoa é viver refletindo a graça, o amor e o cuidado que Jesus tinha com as pessoas com quem ele cruzava, a quem não tinha oportunidade de vencer a multidão que buscava cura, Jesus ia até estas pessoas e curava ele mesmo. Coloquei uma reflexão no Renovatio Café com um video bastante interessante de um cara que foi pra rua viver o que aprendeu com Cristo, sugiro que você veja o video no Renovatio (O que você aprendeu com Jesus – se você está com Internet Explorer, busque o link) e pense até onde nossa fé nos leva. Acho que uma fé com menos freio nos levaria para mais longe, tipo de coisa para lembrar nos próximos dias fora da Quaresma.