Dia 35

Mês passado eu fui demitido, esse é o trigésimo quinto dia desde que isso aconteceu. Foi a segunda vez que experimento isso, da primeira vez, foi depois de um longo período em uma multinacional até que começaram a mudar, e eu não fazia parte dessa mudança, foi uma transição de 30 dias até que pude realmente encerrar um ciclo. Dessa vez o período foi menor, e o aviso mais rápido, no começo da manhã tive “a conversa” e até meio dia já estava por minha conta

Como se faz em uma hora dessa? A primeira vez foi há 8 anos atrás e agora estou em um mundo bem diferente desde então, e eu também. Minha primeira providência foi tentar estabelecer uma rotina básica que me ajudasse a enfrentar a situação, começo o dia com caminhada, devocional e mindfullness. A minha noção é de que o momento não é apenas para uma mudança profissional, mas uma mudança de cabeça, já estou quase na metade dos meus 50 anos, nesse momento o emprego como o que entrei depois de estagiar está bem distante, nada impossível, mas parece que ainda está aberto para o pessoal que acabou de estagiar. Hora de entender o mundo que a gente está e ajustar as buscas.

Já passei por duas assessorias para mudança de empregos no passado, o básico parece que não muda, LinkedIn (Indeed e Glassdoor também), network e etc. Agora com tempo, comecei a intensificar as tentativas para área financeira em crédito e cobrança, mas é assustador também o volume de negativas que recebo todo dia. Mas abro a cabeça também para tirar proveito do Inglês e Espanhol que tenho e ver o que pode aparecer de fora (de lá já consegui pelo menos 3 entrevistas) e o que pode aparecer de projetos temporários. E como a gente não tem como passar um dia inteiro só fazendo buscas no LinkedIn e o objetivo é crescer, me coloquei a estudar, e estudar muito.

Como já tenho uma familiaridade natural com banco de dados e planilhas, comecei a estudar o que posso nessa área de análise de dados, para aumentar meu alcance. E, para entender e tirar trafegar mais naturalmente nesse novo mundo, estudo o que posso em como ganhar algum dinheiro nessa nova economia, é muita coisa, mas creio que essa busca vai me ajudar muito nessa nova fase.

E essa volta ao meu blog é um outro fator, quando comecei o blog há 20 anos estava em uma grande mudança de vida. Mudanças não são tão mágicas, não é um caminhar em uma estrada de ouro até o fim do arco iris, é mais pegar um barquinho em um mar bem agitado, eu já nadei em uma travessia em um mar agitado, não via tanta gente ao meu redor, por isso eu temi e minhas braçadas não me faziam avançar como esperava aí chamei o bote e desisti, no ano seguinte eu consegui terminar à medida que olhava para cada boia de referência, voltando ao barco em um mar agitado espero que este me ajude a chegar a algum lugar, ou pelo menos a continuar navegando bem.

*Please find the English Version of this post on https://englfbatista.wordpress.com/2024/11/22/day-35/

2 comentários em “Dia 35”

  1. Monica Amaral

    Poxa Luís, realmente isso nada acontecendo. Aconteceu comigo agora pela primeira vez. Também sigo estudando outras possibilidades, estou estudando Arquitetura e ando vendo muitas possibilidades ao meu redor. Ainda não sei se busco algo parecido com o que eu tinha, ou se sigo investindo em outras coisas. Ando na tendência de fazer algo que eu realmente goste, vamos ver o que vai dar.
    Boa sorte pra mim.

    Boa sorte pra você.

    Com a mesma gratidão de lá atrás, te desejo sucesso, neste blog inclusive. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima